Na noite dessa última sexta-feira (04/11), o Ministério do Meio Ambiente ficou iluminado de verde em comemoração à entrada em vigor do Acordo de Paris sobre mudança do clima. A sede do MMA está localizada no bloco B da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, também receberam a iluminação especial.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, a entrada em vigor do Acordo de Paris representa um marco histórico na luta contra o aquecimento global. “Temos que celebrar o dia de hoje. Mas, mais importante do que entrar em vigor é implementar. Vamos fazer com que o Acordo seja cumprido. É disso que precisamos para o bem da humanidade”.

O Acordo de Paris foi aprovado por mais de 195 países parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (sigla em inglês, UNFCCC) para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável. Foi assinado durante a 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em Paris, em dezembro de 2015.

O compromisso pactuado entre os países prevê a manutenção do aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e reúne esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

O Brasil ratificou o Acordo de Paris no dia 12 de setembro deste ano, após aprovação em tempo recorde pelo Congresso Nacional e assinatura do presidente da República, Michel Temer. O Brasil esteve entre os 28 primeiros países a transformar o tratado em lei nacional.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente  (Ascom/MMA)

Foto: Letícia Verdi/MMA