A requerimento do líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na manhã de hoje, 21, a criação de uma comissão externa para averiguar os danos sociais, ambientais e econômicos, decorrentes das enchentes dos últimos dias na região de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e as providências que estão sendo adotadas.

“Precisamos investigar a repetição trágica desses acontecimentos que tem ceifado vidas, ano após ano no Rio de Janeiro, e entender como os governos estão lidando com as mudanças climáticas e seus efeitos no meio ambiente. Essa tragédia é resultado das alterações climáticas, da negligência, e também da má aplicação de recursos públicos. A criação desta Comissão é um sinal de que o parlamento não ficará omisso a essas catástrofes ambientais e de que chegou a hora de o país começar a encarar essa questão com a seriedade que ela merece”, ressaltou Sarney Filho.

O deputado ainda disse que desastres como esses estão diretamente relacionados a não observância da legislação ambiental, bem como ao incentivo às ocupações de áreas de risco e de áreas de preservação permanente, que o novo Código Florestal propicia.

“Estamos também preocupados com a aplicação dos recursos destinados a prevenir e enfrentar esses acidentes. Sabemos que de acordo com dados do SIAFI, foram destinados em 2012 cerca de R$ 5,2 bilhões, dos quais, mais de 60% eram para a resposta aos acidentes! Mas, o que chama atenção é que, apenas 23,72% destes recursos foram executados”, criticou Sarney Filho.