A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública, nesta quinta-feira (13), sobre “Diagnósticos e tratamentos da Endometriose”. O debate foi proposto pelo deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que quer incluir, no calendário nacional, o dia 08 de maio como Dia Nacional da Endometriose.
O parlamentar explica que a endometriose é definida como a presença, fora do útero, de tecido semelhante ao endométrio, causando uma reação crônica e inflamatória que está associada à dor, subfertilidade e qualidade de vida prejudicada. Levantamento feito com cinco mil mulheres com mais de 18 anos no País revelou que 88% não sabem como tratar o problema e que 55% não sabem sequer o que é a doença. No Brasil, cerca de 6 milhões de mulheres têm endometriose.
Foram convidados: “Infelizmente, o diagnóstico não costuma ser rápido por falta de informação e de acesso aos serviços de saúde. As pacientes apresentam diminuição da qualidade de vida e redução de suas atividades, gerando problemas psicossociais, frustração e isolamento. Há também um impacto causado pelas perdas de horas de trabalho, absenteísmo etc”, afirma o parlamentar.
– o presidente da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, Mauricio Abrão;
– o presidente do Instituto de Apoio às Portadoras de Endometriose, Cláudia Vasconcelos;
– o médico radiologista Manoel Orlando Gonçalves;
– o cirurgião coloretal Marcelo Averbach; e
– representante do Ministério da Saúde.
O debate será realizado no Plenário 7, às 9h30.
Fonte: Agência Câmara