RdeLucena_assessoriaO presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara dos Deputados, deputado Roberto de Lucena (PV/SP), quer realizar audiências públicas na Suíça, na Noruega, na França, no Canadá e na Holanda, países nos quais há políticas públicas eficientes destinadas à pessoa idosa. O objetivo é debater acerca dos direitos da pessoa idosa brasileira e buscar alternativas para a promoção de um envelhecimento ativo e com qualidade de vida no Brasil.

“É preciso que esta Comissão debata em audiências públicas em outras nações, buscando conhecimento apropriado acerca da pessoa idosa, além de experiências exitosas, especialmente sobre direitos fundamentais dos idosos, pobreza na velhice, capacitação de idosos para o trabalho remunerado ou voluntário, educação na idade avançada, direitos sociais e culturais dos idosos, mobilidade, assistência à saúde e segurança dos idosos”, afirma Lucena.

De acordo com o parlamentar, o Brasil apresenta um número cada vez maior de pessoas com mais de 60 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas idosas no país crescerá acima da média mundial. “Enquanto em outros países a população acima de 60 anos duplicará até a metade do século, em nosso país ela praticamente triplicará. Em 2050, a quantidade de idosos alcançará o patamar de 30% da população brasileira, correspondendo hoje ao percentual de 12,5%. Precisamos nos preparar”, explica. As audiências públicas foram solicitadas por meio do Requerimento n.º 15/2016, que aguarda deliberação da CIDOSO, marcada para a próxima terça-feira (05).

Fonte e foto: Assessoria do deputado Roberto de Lucena