deputadoO médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (PV-SP) defendeu a retomada da navegação na hidrovia Tietê-Paraná em encontro realizado na última semana, em Araçatuba. A atividade foi promovida pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil, da qual Dr. Sinval é membro.

“O objetivo principal do encontro foi explicar os prejuízos de mais de R$ 700 milhões, causados pela paralisação da hidrovia Tietê-Paraná, que já dura quase 1 ano e 2 meses. A estimativa é que 7 milhões de toneladas de mercadorias deixaram de ser transportadas por embarcações nesse período”, explicou o parlamentar.

“A hidrovia Tietê-Paraná sofre por causa da estiagem e com a disputa pela água com as hidrelétricas. O nível do canal de navegação, usado como rota de transporte de grãos, segue muito abaixo do normal. Nos pontos mais críticos, a profundidade não chega a um metro”, observou.

Segundo Dr. Sinval, o objetivo da Frente Parlamentar em Defesa das Hidrovias é propor soluções que fomentem o desenvolvimento do transporte aquaviário, articulando suas atividades com as ações do governo e das entidades da sociedade civil. “Defendemos a integração de forças entre estados e União para aproveitar as potencialidades dos nossos recursos hídricos”, acrescentou.

Na reunião, também estiveram presentes o prefeito de Araçatuba, Cido Sério, o presidente da comissão criada para a discussão da retomada na navegação da hidrovia, Gilberto Batata Mantovani, o presidente do Sindicato dos Armadores do Estado de São Paulo, Edson Palmesan, além de secretários, vereadores e prefeitos de cidades da região.

Fonte e foto: Assessoria do deputado Dr. Sinval Malheiros