Tramita na Câmara, projeto do deputado Antônio Roberto (PV-MG) que institui a política nacional para o manejo sustentável e plantio do pequizeiro. A espécie frutífera é importante fonte nutricional e alimentícia e de tradicional plantio no Cerrado. O deputado mineiro defende que o pequi tenha apoio nos programas de financiamento e pesquisa dos governos federal e estaduais.
Antônio Roberto destaca que o pequi movimenta a economia regional, incluindo a familiar, além de oferecer “sustança alimentar, como dizem nossos agricultores”. O pequi movimentou mais de R$ 10 milhões com produção de aproximadamente 5,5 toneladas de caroços, em 2010. Minas Gerais teve importante fatia nesta produção.
O deputado explica que seu projeto tem o objetivo de favorecer a conservação e a exploração sustentável das formações nativas e o estímulo ao cultivo do pequizeiro. Assim, “teremos o desenvolvimento socioeconômico e cultural das regiões que cultivam o pequi, mantendo nossas tradições.”
Fonte: Assessoria de Comunicação do dep. Antônio Roberto
Foto: caliandradocerradogo.blogspot.com
