O envelhecimento da população brasileira será tema de audiência
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o requerimento de audiência pública, da deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR), que sugere um debate sobre a formação de recursos humanos, tendo em vista o rápido envelhecimento da população brasileira.
Leandre citou as projeções das Nações Unidas (Fundo de Populações), que afirma que “em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos. Em 2012, 810 milhões de pessoas têm 60 anos ou mais, constituindo 11,5% da população global. Projeta-se que esse número alcance 1 bilhão em menos de dez anos e que duplique em 2050, alcançando 2 bilhões de pessoas ou 22% da população global”.
“O envelhecimento da população brasileira evidencia-se mais uma vez no estudo elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que trata sobre a mudança demográfica no Brasil, no inicio do Século XXI. Segundo o estudo, a população idosa é a que mais aumenta no Brasil, com taxas de crescimento de mais de 4% ao ano no período de 2012 a 2022. A população com 60 anos ou mais de idade passa de 14,2 milhões em 2000 para 19,6 milhões em 2010, devendo atingir 41,5 milhões em 2030 e 73,5 milhões em 2060”, acrescenta a parlamentar.
Para a deputada paranaense, diante dessa nova realidade, o país terá que se adequar para efetivamente garantir uma melhor qualidade de vida para esta faixa etária. Para ela, mesmo reconhecendo a importância dos programas sociais e de saúde, precisa-se avançar muito, principalmente na questão de formação de médicos e especialistas para essa população.
Assessoria de comunicação Lid/PV
Foto: Divulgação