Durante a primeira reunião da Bancada Feminina da 56ª Legislatura, nesta quarta-feira, 6, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) assumiu o cargo de Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados. Leandre, única mulher a ocupar o posto de líder de partido, falou sobre mais essa oportunidade de fortalecer a atuação feminina na Câmara dos Deputados.

“Quero trabalhar pela criação de procuradorias da mulher nos legislativos estaduais e também nas câmaras municipais do Brasil para garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política”, ressaltou a deputada paranaense.

Bancada feminina

Bancada Feminina é um agrupamento suprapartidário integrado por todas as deputadas. Possui destacada relevância histórica por ter sido a responsável por grandes avanços na defesa dos direitos das mulheres. Nesta legislatura, a bancada feminina teve um crescimento de 15%, o maior em termos percentuais na história da Câmara, e conta agora com 78 deputadas.

Secretaria da Mulher

Em 2013, começou a funcionar a Secretaria da Mulher que reúne em sua estrutura a Procuradoria da Mulher, criada em 2009, e a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, que representa a Bancada Feminina. O principal ganho com a criação dessa estrutura é que Coordenadora dos Direitos da Mulher, posto ocupado atualmente pela dep. Professora Dorinha (DEM-TO), participa das reuniões do Colégio de Líderes, com direito a voz, voto e pode fazer uso do horário de liderança nas sessões plenárias.

Fonte: Assessoria de Comunicação e site da Câmara dos Deputados

Foto: site da parlamentar