14104781340_6b5d9c8686_cNo tradicional café da manhã da Frente Parlamentar Ambientalista discutiu-se, nesta quarta-feira (28/05), o Fórum Social Temático Energia. O fórum será realizado entre 7 e 10 de agosto desse ano, na Universidade Nacional de Brasília (UnB).

A mesa do evento foi presidida pelo deputado Sarney Filho (PV-MA), líder da Bancada Verde e coordenador da Frente, e composta pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) e por Chico Whitaker, ativista social e membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz. Participaram do encontro militantes, apoiadores e representantes de movimentos e organizações sociais.

Chico Whitaker defendeu o fim do uso da energia nuclear. Ele destaca os diversos impactos negativos das matrizes energéticas defendidas pelos governos no mundo, principalmente sobre o meio ambiente, o perigo do uso de energia nuclear, defendida pelo governo brasileiro, e a crescente construção de usinas hidrelétricas no Brasil, em detrimento dos direitos dos povos tradicionais presentes nas áreas em que serão instaladas.

Tendo como tema central “Energia: para quê? Para quem? Como?”, o Fórum Social Temático Energia irá debater formas alternativas de produção de energia, de forma a diversificar as matrizes energéticas e garantir menos impactos ao meio ambiente e aos grupos sociais.

O Fórum Temático é uma iniciativa da sociedade civil e se insere no processo do Fórum Social Mundial, cuja metodologia prevê a realização de atividades autogestionadas, ou seja, organizadas pelos próprios participantes. Somente nesse ano de 2014, mais de 40 fóruns sociais nacionais, regionais ou temáticos serão realizados em vários países.

Fonte: assessoria de comunicação Lid/PV, com informações de www.fst-energia.org

Foto: Paula Laport