fabioO presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Fábio Ramalho (PV-MG), apresentou parecer favorável à sugestão apresentada à Comissão pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria –  CNTI, que propõe a realização do I Seminário Nacional sobre Reforma Política. A sugestão foi apresentada em parceira com com a Coordenação Confederativa de Trabalhadores – CCT e a Coordenação do Forum Sindical de Trabalhadores – FST.

Fábio Ramalho explica que a demanda do evento origina-se da pesquisa de opinião pública sobre Política e Estado com lideranças sindicais da indústria do plano da CNTI, realizada em 2014, bem como de 12 encontros regionais sobre Política e Estado, realizados em parceria com a Universidade de Brasília – UnB e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP.

“A reforma política é um dos assuntos mais relevantes e atuais, tendo em vista a crescente mobilização da sociedade brasileira acerca do sistema político em vigência no país”, destaca Ramalho. Para ele, é da voz do povo brasileiro que deve emanar as respostas para as questões que não tem encontrado consenso entre os parlamentares, guiando a construção de um modelo de estruturação política mais justa e eficaz. Entre os pontos mais polêmicos, ele cita o fim da reeleição e a duração dos mandatos eletivos, limitações para o financiamento partidário, sistema de voto proporcional e majoritário e fidelidade partidária.

Assessoria de Comunicação Lid/PV

Foto: Paula Laport